Programa da Prefeitura e Sebrae amplia apoio ao empreendedor

Sexta, 25 de Agosto de 2017 - 14:15

A Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação – SDCETI realizou nesta quinta-feira (24) a cerimônia de lançamento do programa “APRENDE: Apoio Regionalizado ao Empreendedor”, no Salão de Artes do Adamastor, com a participação do prefeito Guti.  A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Sebrae/São Paulo.

O programa, idealizado no Departamento de Relações Econômicas da SDCETI, concede apoio aos micro e pequenos empreendedores, focando em sustentar a elevação da competitividade comercial. O evento contou com a entrega de licenças de funcionamento aos microempreendedores individuais – MEIs e entrega de Certificado de capacitação aos participantes.

Na ocasião, Guti, argumentou que as pessoas que desejam vencer devem ter foco e determinação. “Nós precisamos focar nos nossos objetivos, buscando a sabedoria necessária para vencermos a crise econômica que afeta o dia a dia de todos os brasileiros.

O Poder Público deve criar as ferramentas necessárias para orientar os empreendedores. Assim, nós transformaremos vidas para muito melhor”, afirmou.

Por sua vez, o secretário Rodrigo Barros lembrou que antes de pensar em empreender, a pessoa precisa buscar a informação. “Devemos ter em mente que o futuro empresário, antes de se formalizar, deve informar-se sobre o seu negócio. Nós, da Prefeitura, queremos orientar esses empreendedores e fornecer-lhes um programa de qualificação profissional sem qualquer ônus. O Sebrae será o braço que nos dará essa força para tornar possível o sonho de quem deseja ser empresário”, disse.

Suporte
O programa APRENDE propõe a criação de política pública voltada para o empreendedor local, com plano de ação desenvolvidoClick e arraste para mover para orientar, formalizar, capacitar, qualificar e monitorar cada empresa, tendo por objetivo o desenvolvimento sustentável e a redução da informalidade e dos índices de mortalidade dessas empresas.

Por meio desse programa, o cidadão que empreende ou que pretende entrar no mundo empresarial em Guarulhos receberá expressivo número de serviços gratuitos para iniciar e desenvolver o negócio. Eles serão disponibilizados na forma de atendimento presencial nas regiões descentralizadas da cidade e a primeira unidade deve começar a funcionar no bairro do Pimentas ainda neste semestre.

Feirão do empreendedor
Ainda no campo do empreendedorismo, a Prefeitura irá lançar, a partir da próxima semana, o Feirão do Empreendedor, cuja primeira edição será no Shopping Bonsucesso. O objetivo desse evento será orientar os interessados em formalizar o seu negócio, com plena qualificação profissional. O projeto visa a descentralização do Fácil Empresarial – hoje existente somente na dede da SDCETI, no Macedo -, para sete postos avançados em toda a cidade.

Imagens: Nícollas Ornelas / PMG