Projeto mobiliza cerca de 500 jovens no CEU Parque São Miguel para vagas de estágio remunerado

Terça, 21 de Maio de 2024 - 18:05

Nesta terça-feira (21) a 12ª edição do projeto Estagiando, promovido pela Prefeitura de Guarulhos, mobilizou cerca de 500 jovens entre 16 e 29 anos que buscaram vagas de estágio remunerado em diversas áreas. O prefeito Guti e o subsecretário da Juventude, Leandro Soares, acompanharam a ação no CEU Parque São Miguel.

“Sou apaixonado por esse projeto, que faz a diferença na vida do estudante. Ele é o pontapé inicial para conseguir uma experiência de emprego. Tudo o que você sonha é possível realizar – o Walt Disney já dizia isso. E o que te limita a obter o seu sonho é apenas a sua vontade. É possível realizar tudo o que se pensar e atingir o seu objetivo, mas tem que planejar e se dedicar. A nossa obrigação é dar as condições aos que se esforçam”, destacou o chefe do Executivo.

A descentralização do projeto de mutirão de estágios foi abordada por Soares. “A ideia do Estagiando é também ser itinerante para que os jovens de bairros mais distantes do Centro tenham acesso às oportunidades oferecidas pelo projeto. Hoje estão sendo disponibilizadas mais de mil vagas”, disse o gestor.

A iniciativa da Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, contou com a parceria das empresas Belottis Estágios, Brilho Próprio Estágios, Ellenco Estágios, Grau Técnico, IGEduc, Inter Estágios e Nube.

Aspirantes a estagiários

Por meio de um cartaz fixado no Terminal de Ônibus Pimentas, o aluno do 2º ano do ensino médio Felipe Santos Souza Barbosa, de 17 anos, soube do Estagiando. “Quero ter uma experiência profissional para me ajudar mais pra frente. Eu estava positivo e consegui vários encaminhamentos hoje”, disse o adolescente do Jardim Santa Paula. Ele revelou ainda que pretende prestar o Enem no próximo ano e irá juntar dinheiro para auxiliar no pagamento da faculdade de medicina veterinária.

Já a estudante do 2º ano do ensino médio Julya Rafaela Santos da Silva, de 16 anos, relatou que tem procurado estágio, entretanto a maioria das vagas pede experiência. “Nunca trabalhei e espero conseguir um estágio aqui para ajudar meus pais. Também quero investir em um curso de auxiliar de administração e futuramente fazer faculdade nessa área”, afirmou.

Os participantes do projeto passaram por orientações e entrevistas para verificar quais oportunidades eram compatíveis com seus perfis. Os selecionados foram encaminhados para a entrevista final na empresa contratante.

Fotos: Diego Frois/PMG