Protótipo de vestimenta desenvolvido por alunos da Prefeitura de Guarulhos é apresentado no Peru

Sexta, 24 de Março de 2023 - 18:07

O protótipo de vestimenta com sensor de monitoramento de batimentos cardíacos para melhorar o desempenho de ginastas do município, desenvolvido por um grupo de alunos do ensino fundamental I de escolas da Prefeitura de Guarulhos, foi apresentado na 6ª edição do 3D Fashion Week Latino-Americano, em Lima (Peru), na última sexta-feira (17). Organizado pela Rede Fab Lab latino-americana, o evento reuniu 18 projetos de moda criativos e inovadores, vinculados a ciência e tecnologia, desenvolvidos por designers e profissionais de países como Espanha, Alemanha e EUA, entre outros.

A criação da vestimenta resulta do projeto piloto Olimpíadas Maker 2022, desenvolvido pelo Laboratório de Criatividade e Inovação do Setor Público da Secretaria de Gestão de Guarulhos (Esap Lab) em parceria com o Fab Lab Peru, o Fab Lab Eniac e a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, com um grupo de  15 alunos e professores das EPGs Manuel Bandeira, Inêz Rizzato Rodrigues, Jorge Amado e Padre João Álvares.

Para chegar ao protótipo os estudantes participaram de uma vivência com a equipe de ginástica artística de Guarulhos e de encontros virtuais com uma professora de moda e com o corpo docente estrangeiro do Fab Lab Peru. “A interação dos educandos com professores estrangeiros, profissionais da moda, atletas e técnicos da Prefeitura de Guarulhos em um Fab Lab proporcionou um ambiente empolgante de aprendizagem criativa”, destacou o coordenador da Esap Lab, Alex Garcia.

Garcia acredita que o trabalho interdisciplinar possibilita avanços no conhecimento. “Vivemos em um mundo de problemas complexos e a interdisciplinaridade dos saberes escolares com o uso da tecnologia serão as bases para a criação de soluções dos problemas das próximas gerações”, concluiu Garcia.

"Projetos de sucesso como esse só são possíveis com o apoio e o incentivo irrestrito de toda a administração municipal”, ressaltou o diretor de Modernização Administrativa de Guarulhos, Marcelo Rezende.

A experiência com os estudantes na elaboração da roupa, que é uma peça em lycra com sensores, foi abordada pela pesquisadora de fabricação digital, de biomateriais e de arte contemporânea, a farmacêutica-bioquímica e artista visual Ângela Barbourx. “Muito bacana e interessante ver o processo dos alunos em pensar o desenvolvimento de um produto com capacidade responsiva. É uma manga inteligente que capta batimentos cardíacos dos atletas e os envia a um computador. Ela é fácil de ser vestida como uma luva, que vai do pulso ao ombro. O projeto foi criado por estudantes brasileiros e desfilou em um evento internacional ao lado de grandes nomes, de profissionais consagrados do design”, disse a pesquisadora.

Imagens: Divulgação/PMG