Reservatórios que beneficiarão 200 mil pessoas em Guarulhos estão em fase final de construção

Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 - 12:40

A construção de mais dois grandes reservatórios no Jardim Centenário, em adição ao já existente, está próxima da conclusão. Nos dias 23 e 24 de fevereiro a Sabesp executou o içamento das coberturas das duas novas estruturas, que irão triplicar a capacidade de reservação dos atuais 5 mil metros cúbicos para 15 mil m³ (15 milhões de litros de água). A obra, que beneficiará diretamente cerca de 200 mil pessoas, foi possível graças ao contrato firmado pela Prefeitura de Guarulhos com a companhia estadual, no final de 2018, de concessão dos serviços de abastecimento de água.

A intervenção, na qual foram investidos R$ 28 milhões, está na fase final dos 720 dias previstos para a execução. Com a colocação dos domos (coberturas dos reservatórios) já concluída, restam ainda algumas etapas para o início do funcionamento, como a conclusão das instalações hidráulicas e elétricas internas, a instalação de equipamentos de automação e etapas de acabamento, como pintura e paisagismo do complexo. O novo sistema garantirá à população uma vazão de 500 litros de água por segundo, o que representa 43,2 milhões de litros por dia e 1,29 bilhões de litros apenas em um mês. O início da operação deverá ocorrer no segundo semestre de 2023.

À construção dos dois reservatórios novos, soma-se também a implantação de 2,27 km de adutoras, para trazer a água até a reservação, e a ampliação das redes de distribuição, que levam a água até as residências.

A região do Pimentas já não tem mais rodízio de água desde o final de dezembro de 2019, porém a ampliação do sistema garantirá ainda mais segurança hídrica para a população, minimizando interrupções em casos de queda da energia usada para o bombeamento, por exemplo.

Os bairros beneficiados diretamente pela obra são Parque Jurema, Parque Stella, Jardim Angélica, Conjunto Marcos Freire, Parque das Nações, Jardim Silvestre, Jardim Nova Cidade, Parque São Miguel, Vila Paraíso, Parque Industrial Cumbica, Vila Izabel, Jardim Leblon, Jardim Centenário, Jardim Guilhermino, Jardim Santo Afonso, Água Chata, Jardim das Nações, Jardim Albertina e Vila Any.

Investimentos

O contrato da Prefeitura de Guarulhos com a Sabesp por um período de 40 anos prevê investimentos de cerca de R$ 4,5 bilhões, entre obras de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Mais de 99% das residências de Guarulhos recebem água regularmente, enquanto que 93% delas possuem coleta de esgoto. Já o tratamento dos dejetos, que estava em 2% quando a atual administração assumiu, em 2017, aproxima-se de 40%.

Fotos: Diego Secco/PMG