Roda de conversa no CEU Bonsucesso aborda conquistas e desafios das mulheres

Quinta, 21 de Março de 2024 - 16:50

Mais de 20 mulheres assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Ponte Alta participaram nesta quinta-feira (21) da roda de conversa sobre as lutas, as conquistas e os desafios da população feminina no país no CEU Ponte Alta. A ação promovida pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) faz parte das atividades desenvolvidas ao longo de março, o Mês da Mulher.

“Temos muitas conquistas, mas ainda temos desafios e precisamos lutar para a garantia de direitos. A sociedade precisa ser educada para respeitar o ser humano, em especial as mulheres”, disse a assistente social Fabiana Chimirri, da SPM, que conduziu a discussão.

Durante o encontro foram apresentados os avanços nas legislações e políticas públicas para o segmento ao longo do tempo, como o voto feminino (1962), o acesso à universidade a partir de autorização do pai ou marido em 1879, a garantia de igualdade de direitos para homens e mulheres (1989), a Lei Maria da Penha (2006) para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Lei do Feminicídio (2015), o estabelecimento de medidas protetivas (2022), entre outros.

Moradora do bairro Nova Bonsucesso, Rita de Cássia Rocha, de 48 anos, trabalha eventualmente como faxineira e aprovou a ação. “Achei ótima a conversa. Tinha muita informação que eu não sabia. Já fui muito agredida pelo meu ex-marido e vivi a violência doméstica. Hoje falo para meus filhos que devem respeitar a mulher e se o relacionamento não estiver bom tem que separar”, contou a munícipe, mãe de quatro filhos e que após 19 anos de casada conseguiu se separar do marido.

Imagens: Marcio Lino/PMG