Secretaria de Cultura recebe a visita do fundador do Conservatório de Guarulhos

Quarta, 21 de Julho de 2021 - 16:26

O vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, recebeu na manhã desta quarta-feira (21) o diretor-fundador do Conservatório Municipal de Guarulhos, Armando Colacioppo, em visita à sede da pasta. O encontro, marcado por histórias que narram o percurso de atuação formativo da entidade desde a sua fundação, há 60 anos, integra um conjunto de ações da pasta para resgatar memórias e reconstruir a trajetória do ensino de música no município.

“É uma grande honra para todos nós receber o maestro Colacioppo, alguém tão importante para a história do Conservatório de Guarulhos e que acompanhou de perto o nascimento dessa entidade. As ações do conservatório, seu corpo docente e equipe administrativa nos enchem de orgulho e certeza de um caminho trilhado rumo à formação musical das crianças, jovens e adultos de Guarulhos”, disse Professor Jesus.

Fundado em 1961 por Armando e seu irmão, o maestro Túlio Colacioppo, o Conservatório é mantido pela Prefeitura de Guarulhos e todas as suas atividades são oferecidas gratuitamente aos munícipes. Em sua estrutura, abriga inúmeros grupos musicais formados por alunos e professores, que dedicam parte de sua formação a atividades musicais gratuitas, com um recorte dos resultados dos cursos em um projeto de educação que objetiva a formação humana em suas múltiplas dimensões.

Morador da Vila Rosália, em Guarulhos, onde há 57 anos mantém um conservatório musical, Armando Colacioppo tem hoje 81 anos. Em sua carreira como maestro, apresentou mais de três mil espetáculos em mais de 180 países. Visionário e cheio de energia, ele observa com satisfação as ações empenhadas pelo Conservatório Municipal, segundo ele, fruto de sementes plantadas no passado e que agora se transformam em projetos concretos.

“As conquistas que o maestro Emiliano Patarra, atual diretor do conservatório e titular das orquestras da cidade, tem alcançado nessa gestão são inusitadas na história da instituição. Além dos concertos, apresentações musicais, óperas maravilhosamente bem apresentadas aos munícipes, os concursos GruPiano e GruCordas, por exemplo, são ações responsáveis por revelar jovens talentos e enfatizar a importância do ensino de música”, destacou o maestro Colacioppo.

Os cursos disponibilizados pelo conservatório têm como objetivo permitir aos seus alunos começar a exercer a atividade musical de modo profissional. Dentro do espaço em que está sediado atualmente, no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), no bairro Macedo, são oferecidos também diversos cursos livres de música para os mais diversos instrumentos, voltados a diferentes níveis de conhecimento técnico, atendendo desde os iniciantes aos que já têm conhecimento. Os professores desses cursos são os mesmos da grade do conservatório, o que garante a qualidade da atividade oferecida.

Fotos: Divulgação/PMG