Segurança no trânsito é tema de palestra para servidores no Adamastor

Quinta, 05 de Maio de 2022 - 17:17

Servidores de diversas pastas da Prefeitura de Guarulhos participaram nesta quinta-feira (5) de palestra sobre segurança no trânsito realizada no Adamastor Centro. O encontro fez parte da agenda do Maio Amarelo, movimento internacional para a conscientização sobre os altos números de acidentes e óbitos no trânsito, coordenado na cidade pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

Os perigos do consumo de bebidas alcoólicas, remédios que causam sono e de outras drogas antes de dirigir, do uso do celular por condutores e pedestres, bem como a importância da acomodação correta das crianças nos veículos e o uso do cinto de segurança no banco traseiro, foram alguns dos assuntos abordados durante a apresentação realizada pelo educador de trânsito da STMU, Roberto Pardinho, e pela policial rodoviária federal Cristiane Quirino.

A preservação da vida foi o foco principal da palestra. “Nas abordagens, quando me perguntam o valor da multa pelo não uso do cinto de segurança no banco traseiro, por exemplo, costumo perguntar quanto a vale a vida da pessoa que está sendo transportada”, disse Cristiane. “Em caso de colisão contra objeto fixo a apenas 60 km/h, alguém que pese 60 kg é arremessado contra o banco da frente com o peso de uma tonelada. Além de sofrer sérias lesões o passageiro pode ferir gravemente ou até levar o motorista a óbito. Por isso não adianta usar o cinto na frente e não pedir para os passageiros de trás também usarem”, complementou a policial.

Entre outros pontos, Pardinho chamou atenção para a escolha e o uso correto das cadeirinhas para crianças. “Para cada peso e tamanho existem diferentes especificações que precisam ser observadas para garantir a segurança das crianças no trânsito. Também é muito importante prender corretamente o dispositivo no banco do veículo”, ensinou o educador.

No final do encontro foram sorteadas camisetas, squeezes e um kit UNG com copo e máscara.

Inscrições abertas

No próximo dia 17, terça-feira, o mesmo conteúdo será apresentado das 9h às 11h também no Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). A participação é aberta ao público. Inscrições pelo link https://bit.ly/3IIGfX6.

Maio Amarelo

Com o tema Juntos Salvamos Vidas, em Guarulhos o evento é coordenado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana com o apoio das secretarias da Saúde e para Assuntos de Segurança Pública, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e das polícias Militar e rodoviária Federal e Estadual de São Paulo. Mais informações em maioamarelo.com.

Fotos: Divulgação/PMG