Semana do Conhecimento é aberta com palestra de cientista de 14 anos e painel sobre os 10 anos da Feceg

Terça, 24 de Outubro de 2023 - 12:09

Teve início nesta segunda-feira (23) a Semana do Conhecimento 2023. A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Municipal de Educação (CME) Adamastor e destacou os dez anos da Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (Feceg), com a exibição de um vídeo comemorativo e com um painel que debateu a história do evento, bem como a importância e os impactos deste para a cidade. O painel teve participação de representantes da Prefeitura de Guarulhos, do Centro Universitário Eniac, do Instituto Federal de São Paulo – Campus Guarulhos, e das diretorias de Ensino Norte e Sul de Guarulhos.

Após o painel, o público prestigiou a palestra do jovem cientista e multimedalhista guarulhense, João Vitor Garcia Geiss, de apenas 14 anos, que falou sobre a sua trajetória nos estudos e sobre a importância de competições científicas. Ao final de sua fala, em um momento de muita emoção, o jovem homenageou sua mãe que “sempre o apoiou e segue sendo fundamental para as suas conquistas”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Professor Jesus, do secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Jorge Taiar, do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Garcia, além de autoridades e representantes de instituições, diretorias de ensino e associações profissionais da cidade.

Para o Taiar, o evento, que está na sua sétima edição, tem papel fundamental no desenvolvimento da cidade. “Todo o conhecimento que será apresentado nesta semana reflete o crescimento constante da relevância científica de Guarulhos que, cada vez mais, apresenta projetos de excelência e importância para a nossa cidade”, afirmou o gestor.

A Semana do Conhecimento vai até a sexta-feira (27). Ao todo são mais de 200 projetos científicos, pedagógicos e empreendedores, alé, de cerca de 30 atividades como palestras, oficinas e painéis, entre outros. O evento acontece no CME Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo), é aberto ao público e gratuito.
A programação completa está disponível no site: https://www.guarulhos.sp.gov.br/form/semana-do-conhecimento-2023.

Fotos: Divulgação – PMG