Servidor público aposentado doa 180 mudas de árvores para Guarulhos

Sexta, 24 de Novembro de 2023 - 17:03

A cidade de Guarulhos recebeu nesta semana a doação de 180 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, dentre elas jatobá, ingá e pitanga. A ação foi feita pelo servidor público aposentado João Claudino da Silva, 76 anos, para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), onde trabalhou durante 27 anos.

 

As mudas se juntarão às outras produzidas pela pasta nas estufas do Horto Florestal de Guarulhos, no bairro Água Azul, e utilizadas para o plantio em praças e parques na cidade, em locais apropriados a cada espécie.

 

Esta é a terceira vez que Silva faz uma doação para o município. A primeira foi em junho de 2022, quando Guarulhos recebeu cem mudas, e a segunda em fevereiro de 2023, com mais 200, totalizando 480 mudas coletadas por ele em suas andanças pela cidade.

 

De acordo com o servidor, ele adquiriu o habito de pegar sementes por conta dos anos trabalhando na Sema, criou gosto pela coleta e também pelo cultivo das espécies. Agora o cultivo é realizado em um espaço de aproximadamente dez metros quadrados em sua residência, no Jardim Lenize. Para a germinação ele utiliza embalagens reaproveitadas do tipo longa vida.

 

Desde o início da atual gestão, em 2017, a Secretaria de Meio Ambiente já plantou 38.260 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica local, além de distribuir 17.551 mudas por meio do projeto Mundo Verde, no qual o próprio morador realiza o plantio.

 

Fotos: Divulgação/PMG