Servidores passam por capacitação e sensibilização sobre o tráfico de pessoas

Quinta, 01 de Agosto de 2019 - 18:10

Em continuidade à programação da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, foi realizada nesta quinta-feira (1º) uma sensibilização dos profissionais da Prefeitura que trabalham no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos e com funcionamento 24 horas.

A ação contou com a participação da presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad),Dalila Figueiredo, que ministrou palestra sobre identificação e prevenção ao tráfico de pessoas no auditório de imprensa do aeroporto.

De acordo com a coordenadora do PAAHM, Andreia Rodrigues de Castro, a iniciativa visou à capacitação para identificar casos de tráfico de pessoas. “Através da informação e da troca de experiências e vivências acerca do tráfico de pessoas podemos elaborar novas metodologias para a erradicação desse crime”, disse Andreia.

Já a presidente da Asbrad ressaltou que o enfrentamento ao tráfico de pessoas deve ser interssetorial. “É importante reconhecer que as políticas públicas devem ser permanentes. A Semana do Coração Azul (iniciativa de conscientização sobre o tráfico de pessoas) recebeu adesões no país no momento em que se mostra a intenção de enfrentar o tráfico de pessoas. E isso não é atribuição de uma instituição, mas de uma rede de atenção que garanta direitos consagrados na Constituição, sobretudo aos que acreditam em um mundo mais generoso e livre da xenofobia. E isso é possível quando se respeita a dignidade humana”, disse Dalila.

De acordo com ela, o tráfico de pessoas se expande cada vez mais em função da crise humana que se observa no mundo, envolvendo mais de 70 milhões de pessoas deslocadas de suas casas.

A Semana prossegue nesta sexta-feira (2), às 19h, com a palestra Panorama Mundial acerca do Tráfico de Pessoas, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo, Ricardo Alves, no Salão de Artes do Adamastor Centro.

No sábado (3) haverá o encerramento da Semana, a partir das 10h, com a distribuição de informativos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no aeroporto.

PAAHM

Guarulhos realiza ações no enfrentamento ao tráfico de pessoas através do PAAHM, equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Ele atua na proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias aos migrantes, realizando aproximadamente cem atendimentos mensais que envolvem a identificação de possíveis vítimas de tráfico, refugiados, deportados e migrantes em geral. Casos de tráfico de pessoas podem ser denunciados anonimamente pelo disque 180 ou 100.

O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

O Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante se localiza no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Terminal 2 - Asa B - Mezanino - Sala 116.

Imagens: Divulgação/PMG