Sessão de cinema para pessoas em situação de rua aborda o Mês da Consciência Negra

Sexta, 24 de Novembro de 2023 - 15:22

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop I exibiu, na manhã desta quinta-feira (23), o filme Besouro, em mais uma edição da programação CinePop, que ocorre mensalmente e integra o quadro de atividades socioeducativas desenvolvidas pela equipe de profissionais junto ao público assistido.

 

A atividade abordou uma contextualização sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em memória à data de morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, o último e historicamente mais relevante líder do Quilombo dos Palmares, que lutou por liberdade e pelo fim da escravidão.

 

O filme tem inspiração na história do capoeirista Manoel Henrique Pereira, mais conhecido como Besouro, que viveu no Recôncavo Baiano entre 1895 e 1924 e devido às suas habilidades na capoeira e grandes feitos tornou-se uma figura mitológica. Diversas lendas surgiram atribuindo ao capoeirista o poder de voar e a invulnerabilidade a armas de fogo. Ele lutou contra a opressão, o preconceito e o coronelismo e, até hoje, é inspiração ao povo negro, sendo cantado em rodas de capoeira por todo o Brasil.

 

A atividade seguiu com uma roda de conversa na qual os participantes puderam relatar experiências sobre situações em que foram vítimas de racismo. Alguns se mostraram profundamente tocados pelo tema. Além disso, os profissionais falaram sobre a incessante luta por igualdade e de que formas o racismo se apresenta, muitas vezes de maneira sutil, no cotidiano.

 

O próximo CinePop acontecerá no dia 5 de dezembro, dentro da programação da 3ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos, que terá como tema o enfrentamento do racismo e da xenofobia e os caminhos para a construção de uma cidade antirracista.

 

Centro Pop

 

Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Centro Pop I atende homens e mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo café da manhã, espaço para banho e lavagem de roupas, atividades socioeducativas, acompanhamento em serviço social e psicologia e encaminhamentos para diversos serviços da rede socioassistencial. Diariamente cerca de 80 pessoas são atendidas na unidade.

 

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Salvador Gorgone, 4, Vila Progresso. Mais informações podem ser obtidas em www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.

 

Fotos: Divulgação/PMG