Zoo promove atividades de monitoramento da biodiversidade e capacitação de monitores

Segunda, 11 de Dezembro de 2023 - 19:00

A Seção de Manejo de Fauna em Vida Livre do Zoológico de Guarulhos, em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, realizou durante este ano importantes ações relacionadas ao monitoramento da biodiversidade e à capacitação dos monitores nas unidades de Conservação (UCs) Parque Estadual do Itaberaba e Floresta Estadual de Guarulhos.

 

Pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade em UCs foram realizadas diversas expedições a campo para monitorar primatas nas áreas protegidas mencionadas. Foram registradas espécies endêmicas como o sauá (Callicebus nigrifrons) e também ameaçadas de extinção como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita).

 

Já no curso de formação de monitores ambientais autônomos da Fundação Florestal, a equipe contribuiu com aulas sobre a biodiversidade local com o objetivo de capacitar profissionais para a condução de visitantes em atrativos turísticos dentro das áreas protegidas, promovendo a sensibilização e a educação ambiental, bem como a segurança dos visitantes e a minimização dos impactos sobre o meio ambiente durante as trilhas monitoradas.

 

A parte prática do curso foi realizada em trecho da estrada de Itaberaba, via municipal que cruza a UC homônima na região do bairro Thomé Gonçalves em direção ao município de Santa Isabel. Na atividade a equipe do zoo apresentou os diversos atrativos naturais e informações para o reconhecimento da fauna local, dentre elas a observação de vestígios de animais silvestres e a percepção dos sons das aves, além da observação direta de animais durante o percurso. A atividade contou também com a participação do geólogo Edson José de Barros, da Defesa Civil de Guarulhos, que explanou sobre a geodiversidade da região.

 

O Zoológico de Guarulhos e a Fundação Florestal têm como propósitos em comum promover ações de educação ambiental e de conservação da biodiversidade no território.

 

Fotos: Carlos Henrique Ferreira, Giovanna de Lucca e Priscila Pazzini