Apresentação do Plano Municipal de Políticas para Mulheres abre o Mês dedicado a elas

Sexta, 08 de Março de 2024 - 17:25

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado nesta sexta-feira (8) com a apresentação do Plano Municipal de Políticas para Mulheres em cerimônia no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo. O prefeito de Guarulhos, Guti, participou do evento, que teve como tema “Mulheres construindo seu futuro: você faz parte dessa construção”, o qual abriu oficialmente a programação do Mês da Mulher.

“É um orgulho estar aqui neste dia que simboliza a força, a resiliência e tudo pelo que a mulher batalha não apenas para si, mas para a família e a sociedade. Esta cidade se mantém forte entregando políticas públicas porque tem muitas mulheres trabalhando, comandando e que fazem suas vozes serem ouvidas nas políticas públicas. Trabalhamos duro para criar mais políticas públicas para incentivar a igualdade da mulher em todos os setores da sociedade”, destacou o chefe do Executivo.

A importância da data foi abordada pela subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza. “Março é consagrado às causas das mulheres. É um mês de reflexões sobre o nosso espaço nas linhas de comando, o respeito a toda e qualquer pessoa que se considere mulher, a equidade de direitos e a elevação da autoestima de todas nós”, disse a gestora.

Já o secretário de Direitos Humanos, Felipe Marques de Mendonça, falou sobre a implementação do plano. “Faremos isso por meio de medidas que garantam direitos e atuem na prevenção da violência contra a mulher, no resgate da sua autoestima e que possibilitem a autonomia e a independência emocional e financeira das mulheres”, declarou.

O Plano de Políticas para as Mulheres é um documento que norteará as políticas públicas do segmento até 2024 e foi elaborado pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres. “O plano contribuirá para o enfrentamento da desigualdade de gênero e para a promoção dos direitos e cidadania feminina da cidade. Apresentamos esse documento para fortalecer ainda mais as suas propostas”, ressaltou a subsecretária Verinha.

Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Paula Moutinho, “o plano é fruto da reivindicação e da mobilização da sociedade. Sua construção ocorreu por meio de muitas mãos, passando por grupos comunitários da cidade nos quais foram ouvidas as demandas. Ele representa todos os anseios da nossa sociedade e suas diretrizes são pautadas nos direitos assegurados pela Constituição Federal e pelos tratados internacionais de que o Brasil é signatário, os quais asseguram à mulher a plenitude da vida com direitos e garantias, e na acepção de que a mulher é digna de respeito”, disse a membro do conselho.

Promovida pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, a solenidade contou com a participação de membros do Legislativo Municipal, de gestores municipais, além de representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, da Delegacia da Mulher, da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Vara da Infância e Juventude, entre outras autoridades.

O plano

O Plano de Políticas para Mulheres é um instrumento de pactuação e planejamento entre as diferentes secretarias municipais, instituições sociais, organizações da sociedade civil e a população. Ele é estruturado em sete eixos: participação política, poder público, democracia e transparência; autonomia econômica, trabalho e desenvolvimento; educação, equidade de gênero e comunicação não-sexista; saúde, direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento à violência; direito à cidadania e cidadania cultural; moradia e habitação.

O documento pode ser consultado no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2024-03/CARTILHA%20PLANO%20MUNICIPAL%20POLITICAS%20MULHERES%20WEB.pdf.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Banco de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/25001