Central de Inteligência Integrada de Guarulhos

ciig

São 24 horas ininterruptas de fiscalização do trânsito, através de um novo conceito de segurança. Assim pode ser definida a Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG). No local são monitoradas as principais regiões da cidade através de câmeras instaladas nos principais cruzamentos do município que foram escolhidos levando em consideração o maior fluxo de veículos e pedestres, maior potencial de acidentes e roubos, pontos de alagamentos e as vias que proporcionam a entrada e saída do município. 

A central faz o monitoramento do trânsito por meio de câmeras que possibilitam a maior fluidez do tráfego com o atendimento mais rápido das ocorrências, desde semáforos quebrados e lâmpadas queimadas até acidentes e alagamentos, com acionamento das equipes de resgate e da Defesa Civil. 

São nove painéis que mostram em tempo real à equipe que controla a CIIG a situação do trânsito em vários pontos da cidade. O acionamento é feito imediatamente aos agentes mais próximos do local da ocorrência. A comunicação é feita através de radiofrequência com os agentes de trânsito. 

A CIIG é considerada como um novo conceito de segurança pública, já que conta com a integração de diversos órgãos, como a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), Guarda Civil Municipal (GCM), SAMU, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. Todos trabalham sincronizados visando a segurança no trânsito, qualidade no transporte, uso e ocupação ordenada do solo, prevenção de acidentes naturais em zonas de risco e ao combate à criminalidade.