CGLU

CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos

http://www.cities-localgovernments.org

Rede mundial fundada em 2004, com membros em 136 países em todas as regiões do mundo. O principal objetivo da CGLU é representar os interesses das cidades e governos sub-nacionais em nível internacional, principalmente em espaços tradicionalmente ocupados pelos governos nacionais, como a ONU.

A CGLU possui Seções Regionais na África, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, América do Norte e América Latina (FLACMA) e uma seção metropolitana, que inclui os municípios com mais de 1 milhão de habitantes (Metropolis). Além disso, desenvolve ações em temas específicos através de Comissões de Trabalho.

Guarulhos é membro da CGLU desde a sua fundação, fazendo parte do Conselho Mundial e de Metropolis.

 

Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos (CISDPDH)

http://www.cities-localgovernments.org/committees/cisdp/index.asp?

Comissão de Trabalho da CGLU composta por mais de 60 cidades na África, Ásia, Europa, América Latina e Oriente Médio. O objetivo da CISDP é fomentar o debate e intercâmbio de experiências em temas como a democracia participativa, desenvolvimento de programas de inclusão social, serviços públicos para a defesa e proteção das cidades, direitos humanos e migração, e o fortalecimento das relações entre a sociedade civil organizada e os governos locais, considerando a implementação do Objetivo 1 das Metas do Milênio (erradicação da pobreza e da fome) no âmbito das cidades.

Guarulhos faz parte da presidência da CISDPDH desde a sua fundação em 2006.

2008-2010: Guarulhos na co-presidência juntamente com Barcelona e integrante do Grupo de Trabalho sobre Inclusão Social.

2011-2013: Guarulhos participando na vice-presidência da América Latina, juntamente com Montevidéu (Uruguai), como Orçamento Participativo/ Coordenadora da Rede Brasileira de Orçamentos Participativos (2010-2011).