Investe Gru

 

Logo

O Investe Gru é um programa criado para melhorar e desenvolver continuamente o ambiente de negócios da cidade de Guarulhos, visando reter e atrair novos investimentos, fomentando o desenvolvimento econômico do município através de:

 

Implementação de medidas para reduzir a burocracia e simplificar o processo administrativo;
 

Aumento do número de empresas e da conexão entre empresas nas diversas cadeias de negócios;
 

Promoção da diversidade de negócios;
 

Desenvolvimento de publicações com informações econômicas do município - Cadernos Econômicos;
 

Programa de incentivo fiscal: isenção de impostos municipais para empresas de rápido crescimento e para novas empresas que desejam se instalar no município, por período de até 10 anos;
 

Atendimento às empresas para concessão de incentivos fiscais e demandas diversas:  Atendimento presencial às terças e quartas-feiras, das 9h às 17h.
 

Av. Monteiro Lobato, 734 / Anexo - 3º andar - Macedo
Tel.: (11) 2475-7927 / 2475-7920
 

E-mail: sde.incentivos.fiscais@gmail.com

 

COMÉRCIO EXTERIOR
 

Um dos pilares do desenvolvimento econômico de uma nação é o comércio internacional. No mundo atual, onde a globalização é um fato, é premente a necessidade da capacitação das empresas e das pessoas para competir neste mercado altamente competitivo e especializado. 

 

A antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até o ano de 2014, era um dos Pontos Focais da Rede SIPRI – Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para as Empresas.  
 

O SIPRI era uma rede de operadores nacionais e estrangeiros coordenadas pelo Ministério das Relações Exteriores, cujo objetivo era estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil e estabelecer parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que a transferência de novas tecnologias para o país. 
 

As pontas dessa rede eram: os SECOMs – Setores de Promoção Comercial – instalados nas embaixadas e consulados brasileiros e os Pontos Focais distribuídos estrategicamente por todo o território nacional. Enquanto os SECOMs identificavam as oportunidades de negócios e investimentos no país, os Pontos Focais selecionavam as empresas capacitadas para o atendimento dessas demandas.
 

Assim sendo, uma das atividades do Fácil Empresarial à época, era a disseminação das informações sobre o comércio internacional, a divulgação das demandas captadas pela Rede SIPRI e o esclarecimento das dúvidas dos empresários da cidade em relação às atividades do comércio exterior. 
 

Com o fim da Rede SIPRI, a cidade ficou órfã de um setor que pudesse auxiliar o empresariado no atendimento das demandas do comércio internacional. 
 

Hoje, diante de uma iminente retomada do crescimento econômico, a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação - SDCETI, através do Departamento de Relações Econômicas, destacou um profissional capacitado do seu quadro funcional para fazer atendimentos aos empresários da cidade sobre os mais variados temas relacionados ao comércio exterior, tais como, drawback, incoterms, financiamento à exportação, certificado de origem, imposto de importação, adequação de produtos e embalagens ao mercado externo, logística internacional entre outros. 
 

Os agendamentos devem ser feitos através do email: economistanascimento@gmail.com ou do telefone 2475-7920, os atendimentos são realizados sempre às terças-feiras das 9h00 às 17h00.