Mercocidades

Fundada em 1995, com o objetivo de promover a participação dos municípios no processo de integração regional, promover a criação de um âmbito institucional para as cidades do Mercosul e desenvolver o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os vários membros. Mercocidades conta atualmente com 213 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, somando uma população de 80 milhões de pessoas.

Guarulhos é membro de Mercocidades desde 1999, participando das atividades das Unidades Temáticas e presente nas Cúpulas de Mercocidades, que reúnem anualmente todas as cidades integrantes da rede.

2009-2010: Guarulhos titular do Conselho de Mercocidades, órgão de direção da Rede, juntamente com Fortaleza. Coordenação da Comissão de Economia Solidária (Unidade Temática de Desenvolvimento Local) e subcoordenação da Unidade Temática Gênero e Município.

2010-2011: Guarulhos membro do Conselho de Mercocidades, coordenadora da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local e subcoordenadora da Unidade Temáticas de Desenvolvimento Urbano, e da Unidade Temática de Autonomia, Gestão e Financiamento Municipal.