Saúde Participativa

 

Saúde Participativa abre espaço para a população

saude participativaAs pessoas interessadas em construir junto com o poder público o planejamento da área de saúde para os próximos dois anos devem ficar atentas à 6ª edição do Programa Saúde Participativa, que terá início no dia 5 de maio, com a realização da primeira plenária no Adamastor Centro, às 9 horas, direcionada para as regiões do Centro e Parque Cecap. Ao todo, serão realizados 13 encontros em várias regiões da cidade, nos quais a população terá a oportunidade de apresentar sugestões e fazer reivindicações diretamente à administração municipal, para melhorar o atendimento na cidade.

As demandas e necessidades apontadas pela população em cada região da cidade serão discutidas, votadas e as eleitas como prioridades colocadas em prática. Realizado a cada dois anos, desde 2005, pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, o Saúde Participativa é mais um canal aberto que incentiva a participação popular na definição de políticas públicas para o setor de forma democrática.

Desde a primeira edição do programa, muitas das solicitações já viraram realidade, como é o caso da implantação de um Centro de Especialidades Médicas (Cemeg) e de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) no Jardim São João, a construção das academias de saúde ao ar livre e do Hospital Pimentas Bonsucesso, além da entrega do Centro de Atenção Psicossocial – Caps Bom Clima e da Farmácia Popular.

Premiado pelo Ministério da Saúde com o 1º lugar do premio Sergio Arouca, como experiência bem-sucedida em atuação popular na saúde, o Saúde Participativa hoje é recomendado e serve de exemplo para outras cidades. “A participação da população é extremamente importante, pois quanto mais pessoas souberem desta oportunidade de interferir no planejamento da saúde, mais fiel será o relato da situação real do atendimento oferecido e mais fácil será a resolução dos problemas”, explicam os coordenadores do programa.