Trabalhadores

 

O CEREST realiza atendimento ao trabalhador com suspeita de adoecimento causado pelo trabalho ou acidentado no trabalho.

 

  • Como ser atendido no CEREST?

O acesso ao CEREST é realizado através de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). O primeiro passo é o agendamento de consulta na UBS mais próxima de sua residência para avaliação e posterior encaminhamento ao CEREST, se necessário. Ou conforme avaliação do serviço de saúde onde você já estiver sendo atendido.

 

  • Quem pode ser atendido no CEREST?

Todo trabalhador com ou sem registro em carteira, independentemente de seu vínculo empregatício (público ou privado), autônomo, temporário, cooperativados, aprendiz, estagiário, aposentado ou desempregado, desde que tenha sofrido um acidente de trabalho, ou exista suspeita de doença relacionada ao trabalho.

 

  • Quais os documentos necessários para o atendimento no CEREST?

Documento de identidade com foto, comprovante de residência e encaminhamento. Carteira de trabalho e CAT se houver.

 

  • O que o CEREST pode oferecer ao trabalhador?

O CEREST realizará a avaliação para identificar se o diagnóstico tem relação ou não com a atividade exercida pelo trabalhador. A partir dai, são realizadas orientações referentes a direitos sociais (previdenciários e trabalhistas), e os encaminhamentos para tratamento na rede de saúde do SUS.

 

  • O CEREST realiza exames admissionais, periódicos, demissionais, e de retorno ao trabalho?

Não. Essas são atribuições pertinentes aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou médico do trabalho contratado pela empresa.

 

  • O CEREST pode realizar o afastamento do trabalho (fornece atestado médico)?

Não. A necessidade de afastamento do trabalho deve ser avaliada pelo médico que realiza o tratamento do trabalhador.

 

  • O CEREST concede benefícios previdenciários (auxilio doença, auxilio acidentário ou aposentadoria)?

Não, o CEREST não possui vínculo com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Para a solicitação desses benefícios, o trabalhador ou a empresa devem entrar em contato diretamente com o INSS – Telefone: 135 ou Site: https://meu.inss.gov.br/central/#/login.

 

  • O CEREST pode realizar mudança de função, reabilitação ou readaptação profissional?

Não. Essas são atribuições do SESMT ou INSS.

 

Além desse atendimento ao trabalhador, o CEREST realiza ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, como inspeções nos locais de trabalho para verificar a presença de riscos à saúde nos ambientes e processos de trabalho, orientações às empresas e aos serviços de saúde que fazem o acompanhamento e tratamento dos trabalhadores.

 

Link para denúncias referentes a saúde e segurança no trabalho:

https://ouvidoria.guarulhos.sp.gov.br/vigilancia/ouvidoria/login.php

 

 

 

Voltar à Página Inicial

 

Voltar ao CEREST