Vigiágua

 

Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua)

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de prevenção das doenças transmitidas pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS). As ações do Vigiagua são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais, e do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde.

Para ter certeza de que a água está apropriada para o consumo humano, são realizados diversos testes. São procedimentos de controle e de vigilância estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com base em parâmetros físicos, químicos e biológicos preestabelecidos na Portaria de Consolidação nº 05/17, anexo XX.

A DTECD, através do grupo de Vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar, desenvolve ações que permitem avaliar o potencial de risco à saúde representado pela água consumida, de modo a desencadear as medidas necessárias para que o sistema ou solução alternativa mantenha ou recupere as condições de segurança da água.

Essas ações compreendem o monitoramento da qualidade da água por meio de coleta de amostras de água e análises laboratoriais para fins de vigilância; análise do perfil epidemiológico da população, relacionando a ocorrência de agravos com o consumo de água; interface com outros setores, departamentos e Secretarias para identificação e intervenção em situações de risco à saúde dos consumidores.

 

 

 

Voltar à Página Inicial

 

Voltar à Vigilância Epidemiológica