Programas

 

1. Formação na Temática Étnico-racial e migração:

 

Objetivo: Este programa visa oferecer subsídios teóricos nas temáticas da população negra, indígenas, ciganos e migrantes para servidores/as, profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, de modo que possam ter uma prática profissional comprometida com o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional .

 

*Atividades/Ações do programa: Cursos; Palestras; Seminário e Extensão universitária.

2. Atenção à população negra, povos e comunidades tradicionais e migrantes:

 

Objetivo: Este programa tem como objetivo acolher, orientar e encaminhar demandas específicas destes segmentos populacionais; Atuar na resolução de conflitos sociais que envolvam violação de direitos humanos destas populações; Identificar e propor ações afirmativas para as famílias de risco social, considerando o agravamento das vulnerabilidades em decorrência do pertencimento étnico-racial e de gênero.

 

*Atividades/Ações do programa: Serviço SOS Racismo, Atenção à Migrantes, Atenção aos Povos Ciganos, Atenção aos Povos Indígenas, Atenção aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

3. Valorização histórico-cultural da população negra, povos e comunidades tradicionais e migrantes.

 

Objetivo: Este programa tem como objetivo desconstruir preconceitos e estereótipos sobre estes segmentos populacionais, que foram historicamente discriminados e são socialmente excluídos; Valorizar a identidade e o pertencimento racial destes grupos; Prevenir a ocorrência do Racismo.

 

*Atividades/Ações do programa: Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa; Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial; Dia Nacional dos Povos Ciganos; Dia Internacional do Imigrante; Dia Mundial do Refugiado; Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha; Dia Internacional dos Povos Indígenas; Dia da Consciência Negra; Exposições; Visitas Monitoradas a Museus e/ou Patrimônios histórico-culturais; Cine Igualdade Racial; Igualdade Racial Kids; Festival de Capoeira; Feira da Consciência Negra; Rodas de Conversa sobre Igualdade Racial; Participação na Feira do Estudante; Festival de Culturas e Artes Negras; Apresentações Culturais; Caminhada das Águas da Oxum.

 

4. Participação política dos segmentos étnico-racial e migração.

 

Objetivo: Proporcionar espaços de diálogo entre a sociedade civil, movimentos sociais e o Governo Municipal; Promover ações articuladas das diversas áreas do Governo Municipal para a formulação, execução e monitoramento de Políticas Públicas.

 

*Atividades/Ações do programa: Conselhos; Fórum/Rede; Gt’s; Comitês/Comissão; Conferências.

 

5. Análise e implementação das leis e indicadores da temática étnico-racial e migração.

 

Objetivo: Subsidiar a formulação das Políticas Públicas de Igualdade Racial e de Migração; Proporcionar espaço de consulta pública sobre adequação de conteúdos culturais, pedagógicos e de comunicação; Criar instrumentais para implementação de Políticas Públicas para estes segmentos.

 

*Atividades/Ações do programa: Coleta e análise de dados e informações relacionadas às temáticas; Pareceres sobre materiais didáticos, comunicação e atividades culturais; Análise da implementação de Leis pertinentes às temáticas; Proposição de Legislação pertinentes à temática da Igualdade Racial e Migração.