Organismos Multilaterais

A inserção internacional de Guarulhos também traz novos desafios e oportunidades. À medida em que a cidade participa do debate global acerca dos diversos temas, como Meio Ambiente, Desenvolvimento Humano, Assentamentos Humanos e Integração Regional, também se envolve com os objetivos globais de melhora dos índices de vida de seus cidadãos, dialogando com as últimas tendências mundiais e se apropriando desse debate para a consecução de seus objetivos internos.

Ao mesmo tempo as diversas organizações multilaterais internacionais existentes, como as que fazem parte do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), ou organizações regionais como União Europeia e Mercosul, aos poucos vêm dialogando com as cidades e redes de cidades, por entenderem que esses novos atores internacionais são fundamentais para a realização e o alcance das metas globais acordadas entre os povos.

Por isso, a Coordenadoria interage com organismos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Mundial da Saúde (OMS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mercosul, União Europeia, entre outros, participando ativamente desses espaços. Programas pilotos desenvolvidos em Guarulhos, como o "Urban Heart", com a OMS, ou "Rostos, Vozes e Lugares", com a Organização Pan-americana de Saúde, concretizam as ações destas organizações na vida dos cidadãos por meio dos métodos e forma de tratar a saúde no município. Outras iniciativas como a municipalização dos "Objetivos do Milênio" ou da "Agenda do Trabalho Decente" também projetam para o futuro guarulhense a incorporação das últimas tendências mundiais.

PNDU Brasil

UNIÃO EUROPEIA

World Health Organization

Organização PanAmericana da Saúde

Organização Internacional do Trabalho