Projetos

Tendo em vista a atuação de Guarulhos na área internacional, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) incentiva que as demais secretarias e coordenadorias formulem projetos que prevejam ações intersetoriais em conjunto com outras cidades que possuam problemas similares e que possam buscar apoio financeiro ou técnico  junto a Organismos Internacionais como Comissão Europeia, BID, Agência Francesa de Desenvolvimento, consulados e outros.

Para isto, a CRI oferece apoio aos departamentos para a formulação e sistematização de projetos, bem como para a busca de fontes de financiamento ou subvenção internacional. Além disso, os projetos podem prever também intercâmbio técnico, visando oferecer e/ou buscar boas práticas que possam ser adaptadas ao contexto da cidade e favorecer a população local.

Com o apoio da CRI, a Prefeitura de Guarulhos já desenvolveu três projetos financiados pela Comissão Europeia, por meio da Rede Urb-Al, nas áreas de Combate à Pobreza, Segurança Cidadã e Emancipação Econômica de Mulheres. Atualmente participa do projeto “Inovação e Coesão Social”, com a iniciativa “Guarulhos Semeando o Futuro” e também do projeto “Estados+Direitos: Direitos Humanos. Estado e Sociedade Civil, Construção de Cidadania”, coordenado pelo município de Morón, ambos no âmbito da Rede Mercocidades.

Sob a coordenação da cidade italiana Gênova, Guarulhos participa com outras 18 cidades e instituições do projeto “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo Sexual- ETTS”, financiado pela Comissão Europeia. O projeto ETTS tem como objetivo aumentar a conscientização da opinião pública europeia e brasileira sobre as violações dos direitos humanos causadas pelo tráfico de pessoas e pelo turismo sexual, por meio de campanhas de sensibilização, fortalecimento institucional e intercâmbio de experiências entre as cidades.

A participação conjunta com outros municípios em projetos nos diversos setores é muito positiva, pois mostrou ao longo dos últimos anos que Guarulhos tem aprendido muito, mas também tem servido de referência para diversas cidades.

 

                 

 

Projeto Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo Sexual​