Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão foi criada em 8 de junho de 2009, pela Lei 6.065 de 19/4/2005, com a finalidade de dar suporte ao poder executivo na articulação das secretarias municipais para promoção de ações que garantam a participação das pessoas com deficiência nas atividades de esporte, lazer, educação e cultura.
A cidade, que antes possuía apenas Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD – órgão consultivo que debate e propõe a criação de políticas públicas para este setor da população – necessitava também da criação de uma coordenadoria para colocar as políticas em execução após a aprovação da lei.

Missão

Além de ser um canal de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, a Coordenadoria tem a missão de desenvolver campanhas educativas, palestras, capacitação profissional, cartilhas com orientações sobre os tipos de deficiência e os respectivos serviços disponíveis e de apresentar novas propostas ao governo municipal.

Funcionamento

O órgão, instalado desde 2010 nas dependências do parque Fracalanza (na rua Joaquim Miranda, 471,  na Vila Augusta), mudou-se para a sua sede própria na rua Alberto Hinoto Bento, 49 - Macedo, próximo à Praça das Pedras, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No local, que tem rampas de acessibilidade, as pessoas com deficiência poderão tirar dúvidas, opinar e reclamar sobre os serviços oferecidos e sobre os direitos violados.