Centro de Referência

Considerando os aspectos populacionais e socioeconômicos do município, de acordo com o censo demográfico do IBGE de 2010, 45% da população guarulhense se autodeclarou negra (soma de pretos e pardos). Entre os jovens, 48,1% jovens negros o que corresponde a 158.514 dos jovens da cidade de guarulhos, sendo que a maioria dessa população reside em áreas periféricas da cidade e em situação de alta vulnerabilidade, o que ensejou a instalação do Centro de Referência da igualdade Racial em uma dessas regiões: Jardim Ponte Alta.

Inaugurado em 25 de julho de 2017, data em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, o Centro de Referência de Igualdade Racial está localizado numa área periférica da cidade com significativa presença de população negra, dentro das instalações do CEU Ponte Alta.

O espaço tem objetivo de acolher, orientar e atender a população vítima de racismo, tornar-se uma referência para discussão das relações étnico-raciais, favorecer a construção da identidade positiva da população negra, indígena, cigana e migrante considerando suas potencialidades e as dificuldades enfrentadas, marcadas pelo racismo e a discriminação. O Centro de Referência de Igualdade Racial conta com uma biblioteca com diversos títulos sobre a temática racial e Direitos Humanos.

Centro de Referência da Igualdade Racial

Endereço:

Rua Pernambuco, 836 - Jardim Ponte. Alta I, Guarulhos – SP – 07179-490

Telefone: 11 2408-5597