RENOVAÇÃO DA LICENÇA MUNICIPAL PARA VEÍCULOS APROPRIADOS: AUTOMOTOR, FOOD TRUCK, TRAILER/VEÍCULO APROPRIADO/REBOQUE, REBOQUE, SEMI-REBOQUE E SUAS COMBINAÇÕES EM ÁREA PÚBLICA

O que é?

É a solicitação de renovação da Licença Municipal para comercialização de alimentos em Veículos Apropriados: Automotor, Food Truck, TRAILER/VEÍCULO APROPRIADO/REBOQUE, Reboque, Semi-reboque e suas combinações em área pública, que deverá ser feita anualmente, no período de 01/05 a 30/06 de cada ano.

Quando é necessário?

Todos os anos no período de 1º de Maio a 30 de junho.

Forma de atendimento:

Escolha uma das possibilidades abaixo:

- Presencialmente:

Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.

- Por meio eletrônico:

Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:

1)      Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;

2)      Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;

3)      Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;

4)      Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;

5)      Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;

6)       Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;

7)      Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);

8)      Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;

9)      Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;

10)   Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.

IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.

Prazo Execução:

60 dias.

Legislação:

Lei Municipal nº 7974/2021 (Código de Posturas)

Decreto Municipal nº 39236/2022 (Comércio Ambulante)

Lei Municipal nº 7966/2021 (Código Tributário)

Lei Municipal nº 7973/2021 (Taxas Municipais)

Decreto Municipal nº 25345/2008 (Normas Processuais)

Documentos necessários:

Requerimento para atividade econômica em área pública com endereço eletrônico do requerente;

Comprovante de Endereço atualizado em nome do contribuinte ou declaração de residência;

Foto 3 x 4;

Alvará Sanitário ou protocolo (cópia);

Atestado Médico Ocupacional do titular e dos auxiliares, se for o caso;

Foto do equipamento;

CRLV (certificado de registro e licenciamento do veículo) atualizado (cópia e original);

CTPS (carteira de trabalho) primeira página frente e verso e último registro (cópia e original).

Informações complementares:

Será indeferido o pedido de renovação se constatadas pendências tributárias e multas afetas a atividade, sob pena de cassação de licença e revogação da permissão de uso se for o caso.

As renovações deverão ser solicitadas por exercício ISOLADAMENTE, mesmo fora do prazo.

Caso haja pedido de renovação do ano anterior não realizado, o mesmo poderá ser solicitado através de requerimento padrão sem apresentação dos demais documentos.

IMPORTANTE: Simultaneamente realizar o pedido de renovação atual com a documentação completa, conforme orientação deste guia de serviços.

Taxas Cobradas:

Isento.