
EXUMAÇÃO - informações e procedimentos
O que é?
A exumação é o processo de retirada dos restos mortais do local de sepultamento para realocação em nichos, jazigos ou no ossário coletivo. Também pode ser realizada para o translado para outro cemitério ou crematório, desde que devidamente autorizada
Quando é necessário?
O tempo mínimo para a exumação é de:
02 (dois) anos para crianças.
03 (três) anos para adultos.
Após esse período, para as sepulturas de prazo determinado a família tem 30 (trinta) dias para providenciar a exumação.
Forma de atendimento:
Presencial
Endereço
Cemitério São João Batista
Rua Felício Marcondes, 330 – Centro – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2087.6810
Horário para realização das exumações das 08h00 às 14h
Cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso
Rua Catarina Maria de Jesus, 708 – Bonsucesso – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2436.2418
Horário para realização das exumações das 08h00 às 14h
Cemitério Necrópole do Campo Santo - Vila Rio
Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 1327 – Vila Rio de Janeiro – Guarulhos/SP.
Telefone (11) 2304.4203 / 2304.4205
Horário para realização das exumações das 08h00 às 14h
Cemitério São Judas Tadeu
Av. Dr. Timóteo Penteado, 1329 – Picanço – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2408.8190
Horário para realização das exumações das 08h00 às 14h
Prazo Execução:
Agendamento - 20 (vinte) minutos;
Contratação do serviço (ato administrativo)– 30 (trinta) minutos;
Prazo para realização da exumação:
• Infantil em terra - 30 (trinta) minutos
• Infantil em jazigo – 50 (cinqüenta) minutos
• Adulto em terra – 60 (sessenta) minutos
• Adulto em jazigo – 80 (oitenta) minutos
• Adulto em carneira – 50 (cinquenta) minutos
• Adulto em lóculo/gaveta – 30 (trinta) minutos
Legislação:
Decreto Municipal n 40.153/2023;
Decreto Municipal n 35.898/2019.
Documentos necessários:
I - Documentação do Contratante:
Cédula de Identidade e CPF.
II - Documentação do Falecido:
Cópia da Certidão de óbito.
III – Para translado para outro Cemitério ou Crematório:
Carta de Aceite (Autorização) do Cemitério ou Crematório que receberá os restos mortais;
Autorização do delegado local para translado para fora do Município.
Informações Complementares:
Para realização de exumação em Jazigos/Túmulos é obrigatório autorização do concessionário.
Para os casos de exumação que o corpo não estiver totalmente decomposto, será realizada uma nova inumação pelo mesmo período da inicial ou cremação, e o responsável arcará com as despesas de exumação, urna e inumação, transporte ou cremação (conforme o caso). Para sepultados nos cemitérios municipais em Quadra Geral - Terra ou Gaveta, quando a exumação não for requerida pela família em até 30 dias após o prazo regular, o procedimento de exumação serão efetuados conforme a necessidade de uso do espaço para novos sepultamentos.
Taxas:
Os valores vigentes podem ser consultados no Serviço Funerário, conforme Decreto Municipal nº 35.898/2019, ou pelo link https://servicofunerario.guarulhos.sp.gov.br/content/tabela-depreços
Caso a família não tenha condições financeira de arcar com as despesas do sepultamento poderá ser realizado socialmente nos termos da Lei Municipal n 8.110/2023.
Pré-requisito:
O agendamento da exumação deverá ser providenciado junto a administração do cemitério, por ascendentes (pais, avós), descendentes (filhos maiores de 18 anos), cônjuge ou responsável legal.
Reclamações ou Sugestões:
E-mail: funeraria@guarulhos.sp.gov.br
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