
ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO - PAs e UPAs
O QUE SÃO?
Unidades de Pronto Atendimento – PAs E UPAs que ofertam atendimento de urgência e emergência. Cada unidade de saúde oferta os atendimentos de acordo com sua capacidade física e/ou tecnológica e também de acordo com as necessidades do município. As unidades de saúde atendem adultos e crianças nas especialidades médicas em clínica geral (adultos e/ou pediátrico) e ortopedia e também atendimento odontológico, como também exames diagnósticos de acordo com conduta médica, como radiografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais de urgência e emergência.
Todos possuem setores capazes de realizar medicação conforme prescrição, como também vacinas padronizadas de urgência (hepatite B e Dupla Adulto-DT – difteria e tétano). Profilaxia Pós-Exposição para o HIV e hepatite B, prestando assistência aos casos de exposição sexual, acidente ocupacional e violência sexual. Possuem farmácia para dispensação de medicação interna e também externa para urgência. Há leitos com todo suporte para atendimento de urgência, como também leitos de observação até alta ou transferência para unidade hospitalar.
QUANDO É NECESSÁRIO?
Deve-se buscar atendimento a um PA ou UPA quando em quadros agudos ou agudizados, que colocam o paciente em risco de vida, tais como: dor aguda no peito ou na parte superior do abdômen, acidentes de trânsito, baleados, vítimas de violência sexual, alterações repentinas na visão, fraquezas e desmaios, tosse constante e intensa, vômito persistente com ou sem sangue, dores agudas em geral abruptas e/ou severas, confusão ou mudança repentina no estado mental, vítimas de violências/agressões, acidentes com animais peçonhentos, febre, cortes, queda com torsão e dor intensa suspeita de fratura, sangramentos, cólicas renais, falta de ar, crises convulsivas, etc.
FORMA DE ATENDIMENTO:
Presencial, por demanda espontânea ou encaminhado por serviços de remoção (SAMU, Bombeiros, etc.), 24 horas por dia, nos seguintes locais:
PA ALVORADA
Adultos (Clínico geral)
Avenida Santa Helena, 145 - Anexo - Vila Paraíso - CEP 07241-270 - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2484-5659 e 2486-9777
PA BONSUCESSO
Adultos (Clínico Geral) / Adultos e crianças (Odontologia)
Rua Catharina Mariana de Jesus, 85 - Bonsucesso - CEP 07175-500 - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2438-1155 e 2438-7658
PA JARDIM DONA LUIZA
Adultos e crianças (Clínico Geral)
Rua Osvaldo Nunes Dias, 55 - Jd. Centenário - CEP 07270-000 - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2303-4172
PA MARIA DIRCE
Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia)
Rua Ubatã, 154 - Jd. Maria Dirce - CEP 07173-380 - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2088-7400 e 2088-7401
PA PARAVENTI
Adultos (Clínico Geral)
Rua Joracy de Camargo, 202 - Jd. Paraventi - CEP 07121-280 - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2440-3158
UPA CUMBICA
Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia, além de Odontologia das 07h às 19h)
Rua dos Jesuítas, 533 - Cidade Industrial Satélite - CEP 07231-060 - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2088-4050
UPA PAULISTA
Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia)
Rua Teixeira Mendes, 166 - Jardim Paulista - CEP 07083-230 - Guarulhos – SP
Fone: (11) 2468-8480
UPA SÃO JOÃO LAVRAS
Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia, além de Odontologia – das 07h às 19h)
Estrada Guarulhos Nazaré, 4130 - CEP 07162-000 Cidade Soberana - Guarulhos - SP
Fone: (11) 2229-2240
UPA TABOÃO
Adultos e crianças (Clínico Geral, Ortopedia e Odontologia)
Av. Silvestre Pires de Freitas, 1090 - Jardim Paraiso - CEP 07144-000- Guarulhos – SP
Telefone: (11) 2405-4025 e 2409-2200
SERVIÇOS PRESTADOS POR UNIDADE DE SAÚDE:
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UNIDADE DE SAÚDE |
CLÍNICO GERAL ADULTO |
CLÍNICO GERAL CRIANÇA (PEDIATRIA) |
ORTOPEDIA ADULTO E CRIANÇA |
ODONTOLOGIA (DENTISTA) ADULTO E CRIANÇA |
FARMÁCIA COM DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAÇÃO EXTERNA DE URGÊNCIA (PARA A POPULAÇÃO) |
RADIOLOGIA |
PA ALVORADA |
X |
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X (07H ÀS 19H) |
X |
PA BONSUCESSO |
X |
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X (24H/DIA) |
X (07H ÀS 19H) |
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PA JARDIM DONA LUIZA |
X |
X |
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X (07H ÀS 19H) |
X |
PA MARIA DIRCE |
X |
X |
X |
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X (24 H/DIA) |
X |
PA PARAVENTI |
X |
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X (07H ÀS 19H) |
X |
UPA CUMBICA |
X |
X |
X |
X (07H ÀS 19H) |
X (24H/DIA) |
X |
UPA PAULISTA |
X |
X |
X |
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X (07H ÀS 19H) |
X |
UPA SÃO JOÃO LAVRAS |
X |
X |
X |
X (07H AS 19H) |
X (24H/DIA) |
X |
UPA TABOÃO |
X |
X |
X |
X (24H/DIA) |
X (24H/DIA) |
X |
PRAZO PARA EXECUÇÃO/ PRIORIDADE DE ATENDIMENTO/ PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO:
Conforme avaliação e classificação de risco pelo Protocolo Municipal de Classificação de Risco:
LEGISLAÇÃO:
Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Documento com foto.
Cartão SUS do paciente.
TAXAS COBRADAS:
Não há.
PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO:
Não há.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:
Através da Ouvidoria SUS:
1) Presencialmente: na Rua Íris, 300, Gopoúva, Guarulhos/SP
2) Pelo telefone: 0800 772 2986
3) Pela internet através de http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/Portal.do
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO SOLICITADO E DE EVENTUAL MANIFESTAÇÃO:
O paciente ou responsável legal, conforme previsto em lei, pode solicitar informações referentes ao seu atendimento ao profissional de saúde que estiver realizando seu atendimento, como também procurar o serviço social da unidade de saúde. Destaca-se que são respeitadas as informações dos pacientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, quanto ao fornecimento de informações, imagens, filmagem, etc.
O prontuário é do paciente e se o mesmo for incapaz, é do responsável legal. Portanto este tem o direito de solicitar vista ao prontuário, como também cópia do mesmo, sendo necessário respeitar o protocolo de cada unidade quanto ao prazo para entrega.
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