
SEPULTAMENTO/INUMAÇÃO
O que é?
O sepultamento, também chamado de inumação, é o ato de depositar um corpo em uma sepultura, cova ou jazigo dentro de um cemitério. Esse procedimento envolve a preparação do local, o posicionamento do caixão e o fechamento da sepultura, podendo incluir cerimônias religiosas ou homenagens conforme os costumes da família, os sepultamentos podem ocorrer em cemitérios municipais ou privados.
Quando é necessário?
O sepultamento é necessário sempre que ocorre um óbito, devendo ser providenciado pelos familiares ou responsáveis legais.
Forma de atendimento:
Presencial
Endereço Local de Sepultamento:
Cemitério São João Batista
Rua Felício Marcondes, 330 – Centro – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2087.6810
Horário de sepultamento das 08h00 às 17h
Cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso
Rua Catarina Maria de Jesus, 708 – Bonsucesso – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2436.2418
Horário de sepultamento das 08h00 às 17h
Cemitério Necrópole do Campo Santo - Vila Rio
Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 1327 – Vila Rio de Janeiro – Guarulhos/SP.
Telefone (11) 2304.4203 / 2304.4205
Horário de sepultamento das 08h00 às 17h
Cemitério São Judas Tadeu
Av. Dr. Timóteo Penteado, 1329 – Picanço – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2408.8190
Horário de sepultamento das 08h00 às 17h
Prazo Execução:
Contratação do serviço (ato administrativo) – 30 (trinta) minutos;
Prazo para realização do sepultamento:
Infantil em terra - 15 (quinze) minutos
Infantil em jazigo – 40 (quarenta) minutos
Adulto em terra – 30 (trinta) minutos
Adulto em jazigo – 60 (sessenta) minutos
Adulto em carneira – 40 (quarenta) minutos
Adulto em lóculo/gaveta – 20 (vinte) minutos
Legislação:
• Decreto Municipal n 40.153/2023;
• Decreto Municipal n 35.898/2019.
Documentos necessários:
I - Documentação do Contratante:
Cédula de Identidade e CPF.
II - Documentação do Falecido:
Certidão de óbito registrada no cartório de registro civil ou por funerária autorizada.
Para inumações de prazo determinado de 02 (dois) a 05 (cinco) anos, provenientes de outro Município é necessário comprovante de residência em nome do falecido.
Informações Complementares:
Tipos de sepultura:
Jazigo: Túmulo de 02 a 12 gavetas, destinado ao sepultamento de membros de família ou instituições.
Gaveta/lóculo: Sepultura em sistema vertical, acima do nível do solo.
Carneira: Sepultura unitária construída em alvenaria e fechamento com 03 (três) tampas de cimento.
Comum: Sepultura em terra.
Os prazos de sepultamento consistem em 02 (dois) anos para crianças e 03 (três) anos para adultos.
Taxas:
Os valores vigentes podem ser consultados no Serviço Funerário, conforme Decreto Municipal nº 35.898/2019, ou pelo link https://servicofunerario.guarulhos.sp.gov.br/content/tabela-depreços
Em caso de impossibilidade financeira da família, o sepultamento poderá ser realizado socialmente nos termos da Lei Municipal n 8.258/2024.
Pré-requisito:
O tipo de sepultamento deve ser definido no momento da contratação do funeral junto ao Serviço Funerário Municipal.
Os horários de sepultamento serão definidos pela administração de cada cemitério, respeitando a ordem cronológica e o tempo de cada serviço. Os sepultamentos ocorrem das 08h00 às 17h00, exceto aqueles contratados junto a funerárias particulares, que realizarão o agendamento.
Para sepultamentos comuns em terra, gaveta ou carneira de falecidos provenientes de outros municípios, é obrigatória a comprovação de residência do falecido em Guarulhos.
Para sepultamentos em jazigos, é necessária a presença do concessionário ou representante legal, sem necessidade de comprovação de residência do falecido.
Reclamações ou Sugestões:
E-mail: funeraria@guarulhos.sp.gov.br
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