SEPULTAMENTO/INUMAÇÃO

 

 

O que é?

O sepultamento, também chamado de inumação, é o ato de depositar um corpo em uma sepultura, cova ou jazigo dentro de um cemitério. Esse procedimento envolve a preparação do local, o posicionamento do caixão e o fechamento da sepultura, podendo incluir cerimônias religiosas ou homenagens conforme os costumes da família, os sepultamentos podem ocorrer em cemitérios municipais ou privados.

 

 

Quando é necessário?

O sepultamento é necessário sempre que ocorre um óbito, devendo ser providenciado pelos familiares ou responsáveis legais.

 

 

Forma de atendimento:

Presencial

 

Endereço Local de Sepultamento:

 

 

Cemitério São João Batista

Rua Felício Marcondes, 330 – Centro – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2087.6810

Horário de sepultamento das 08h00 às 17h

 

 

Cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso

Rua Catarina Maria de Jesus, 708 – Bonsucesso – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2436.2418

Horário de sepultamento das 08h00 às 17h

 

 

Cemitério Necrópole do Campo Santo - Vila Rio

Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 1327 – Vila Rio de Janeiro – Guarulhos/SP.

Telefone (11) 2304.4203 / 2304.4205

Horário de sepultamento das 08h00 às 17h

 

 

Cemitério São Judas Tadeu

Av. Dr. Timóteo Penteado, 1329 – Picanço – Guarulhos/SP. Telefone (11) 2408.8190

Horário de sepultamento das 08h00 às 17h

 

 

 

Prazo Execução:

Contratação do serviço (ato administrativo) – 30 (trinta) minutos;

 

Prazo para realização do sepultamento:

Infantil em terra - 15 (quinze) minutos

Infantil em jazigo – 40 (quarenta) minutos

Adulto em terra – 30 (trinta) minutos

Adulto em jazigo – 60 (sessenta) minutos

Adulto em carneira – 40 (quarenta) minutos

Adulto em lóculo/gaveta – 20 (vinte) minutos

 

 

Legislação:

Lei Municipal n 8.110/2023;

Lei Municipal n 8.258/2024;

Decreto Municipal n 40.153/2023;

Decreto Municipal n 35.898/2019.

 

 

Documentos necessários:

I - Documentação do Contratante:

Cédula de Identidade e CPF.

II - Documentação do Falecido:

Certidão de óbito registrada no cartório de registro civil ou por funerária autorizada.

Para inumações de prazo determinado de 02 (dois) a 05 (cinco) anos, provenientes de outro Município é necessário comprovante de residência em nome do falecido.

 

 

Informações Complementares:

Tipos de sepultura:

Jazigo: Túmulo de 02 a 12 gavetas, destinado ao sepultamento de membros de família ou instituições.

Gaveta/lóculo: Sepultura em sistema vertical, acima do nível do solo.

Carneira: Sepultura unitária construída em alvenaria e fechamento com 03 (três) tampas de cimento.

Comum: Sepultura em terra.

Os prazos de sepultamento consistem em 02 (dois) anos para crianças e 03 (três) anos para adultos.

 

 

Taxas:

Os valores vigentes podem ser consultados no Serviço Funerário, conforme Decreto Municipal nº 35.898/2019, ou pelo link https://servicofunerario.guarulhos.sp.gov.br/content/tabela-depreços

Em caso de impossibilidade financeira da família, o sepultamento poderá ser realizado socialmente nos termos da Lei Municipal n 8.258/2024.

 

 

Pré-requisito:

O tipo de sepultamento deve ser definido no momento da contratação do funeral junto ao Serviço Funerário Municipal.

Os horários de sepultamento serão definidos pela administração de cada cemitério, respeitando a ordem cronológica e o tempo de cada serviço. Os sepultamentos ocorrem das 08h00 às 17h00, exceto aqueles contratados junto a funerárias particulares, que realizarão o agendamento.

Para sepultamentos comuns em terra, gaveta ou carneira de falecidos provenientes de outros municípios, é obrigatória a comprovação de residência do falecido em Guarulhos.

Para sepultamentos em jazigos, é necessária a presença do concessionário ou representante legal, sem necessidade de comprovação de residência do falecido.

 

 

Reclamações ou Sugestões:

E-mail: funeraria@guarulhos.sp.gov.br