O que é?

 

Pedido de não incidência de ISSQN da Construção Civil para obras realizadas por mutirão.

 

Quando é necessário?

 

Quando a execução de uma obra da construção civil for realizada por mutirão e o contribuinte desejar obter o benefício do não pagamento do ISSQN.

 

Forma de atendimento:

 

- Por meio eletrônico:

Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:

1)      Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;

2)      Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;

3)      Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;

4)      Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;

5)      Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;

6)       Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;

7)      Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);

8)      Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;

9)      Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;

10)   Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.

IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.

 

 

Legislação:

 

Lei Municipal 5986/2003.

Decreto Municipal 22557/2004.

 

Documentos necessários:

 

Matrícula atualizada do Cartório de Registro de Imóveis;

Documento subscrito pelos partícipes, com firma reconhecida, declarando que auxiliaram na construção da obra, sob o regime de mutirão, sem possuírem nenhum tipo de vínculo contratual entre os partícipes e sem receberem qualquer contraprestação;

Formulário para comunicação de obra por regime de mutirão;

RG e CPF ou CNH do assinante (cópia).

 

Taxas Cobradas:

 

Isento

 

Informações complementares:

 

Quando da solicitação de aprovação da planta do imóvel o proprietário deverá declarar que a obra será realizada por intermédio de mutirão.

O proprietário deve disponibilizar o acesso à obra para acompanhamento de todas as fases de sua execução desde a análise prévia do projeto até sua conclusão.

Preencher documento específico contendo no mínimo as seguintes informações:

Nome e endereço completos

Número do documento de identidade e CPF dos partícipes do mutirão

Período em que a obra será realizada.

 

Pré-Requisitos:

 

Comprovação de legítimo interesse.

Endereços e Horários de atendimento da Rede Fácil.