Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador

 

Descrição:

Inspeção dos locais de trabalho para verificar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados às condições e processos de trabalho.

 

Forma de atendimento:

 

Quem pode solicitar:

Munícipes, ouvidoria, conselhos gestores, sindicatos, Ministério Público do Trabalho, profissionais de saúde.

 

Dia e horário de atendimento:

 

Taxas Cobradas:

Isento.

 

Legislação:

Lei Federal 6514/1977

Portaria 3214/1978

Portaria nº 1679/2002

Lei Municipal 6144/2006

 

Documentos necessários:

 

Prazo:

60 dias.

 

Requisitos:

As solicitações devem estar relacionadas às condições, ambientes e processos de trabalho que possam interferir na saúde e segurança dos trabalhadores.

 

Forma de acompanhamento:

O solicitante pode acompanhar o andamento da sua demanda através do canal onde realizou a solicitação.

 

Fluxo:

Análise da solicitação para programação da inspeção, de acordo com a prioridade dos riscos.

 

Informações complementares:

As inspeções sanitárias em saúde do trabalhador também podem ser desencadeadas a partir de outras demandas, como: investigação de nexo causal, notificações de doenças e acidentes de trabalho registradas nos sistemas de informação.