O Que é?

 

Por meio da Central 153 de Atendimento e Despacho (CAD), é uma Central de telefonia com atendimento 24 horas ininterruptas ao público em geral e às demais secretarias municipais, incluindo unidades de saúde e escolares, próprios e parques municipais, dentre outros. Está sincronizada com a Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG), cujo monitoramento por câmeras contribui para a Segurança Pública e viária no município. A excelência na qualidade do atendimento da Central 153 é uma busca constante com foco no cidadão, sendo vinculada tanto na resposta do despacho de viaturas quanto nas orientações verbais que direcionam a tomada de decisões e solucionam problemas.
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste ou outro serviço da GCM de Guarulhos, o cidadão pode entrar em contato: com a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, por meio do telefone fixo: (11) 2087-2922, WhatsApp: (11) 97174-0142 ou email: gcmouvidoria@guarulhos.sp.gov.br

 

Quando é necessário?

 

Em casos de flagrante delito (agressão, roubo, furto, dano, ameaça, etc.) ou outras situações de risco a segurança.

 

Legislação:

 

Lei nº 4.213 de 30 de dezembro de 1992, por autorização do §8 do artigo 144 da Constituição Federal e artigo 9º das Disposições transitórias da Lei Orgânica Municipal;

 

Lei Federal nº 13022 de 08 de agosto de 2014 – Institui o Estatuto Geral das Guardas Municipais;

 

Lei Municipal nº 7792 de 20 de dezembro de 2019.

 

Informações complementares:

 

Atendimento 24 horas ininterruptas.

 

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste ou outro serviço da GCM de Guarulhos, o cidadão pode entrar em contato: com a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, por meio do telefone fixo: (11) 2087-2922, WhatsApp: (11) 99644-8868 ou email: gcmouvidoria@guarulhos.sp.gov.br

 

Pré – requisitos:

 

1) Registrar a ocorrência ou pedir a informação por meio da Central Telefônica (11) 2475-9444 ou 153;

 

2) Em caso de registro de ocorrência, fornecer as informações necessárias, conforme atendente solicitar;

 

3) A equipe irá até o local analisar a situação;

 

4) Conforme a ocorrência, a equipe irá garantir a segurança do local;

 

5) Se necessário, a equipe acionará outros órgãos para auxiliar.