FISCALIZAÇÃO DE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO PELA POLUIÇÃO SONORA DE ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS, COMERCIAIS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E INSTITUCIONAIS
O que é?
É a fiscalização dos estabelecimentos (comerciais, industriais e serviços) que causam perturbação ao sossego público em virtude da emissão de ruídos.
Quando é necessário?
A critério do requerente.
Forma de atendimento:
Escolha uma das possibilidades abaixo:
- Presencialmente:
Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.
- Por meio eletrônico:
Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:
1) Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;
2) Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;
3) Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;
4) Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;
5) Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;
6) Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;
7) Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);
8) Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;
9) Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;
10) Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.
IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.
Prazo Execução:
60 dias
Legislação:
Legislação Municipal 7974/2021
Documentos Necessários:
Requerimento Padrão (informar endereço, horário e dias da incidência do ruído)
Termo de Permissão (termo que autoriza a medição de nível de pressão sonora pelos Agentes Fiscais na residência do denunciante)
Informações complementares:
- Recebimento da denúncia;
- Triagem;
- Encaminhar ao agente de fiscalização do setor;
- O agente de fiscalização colocará a vistoria na programação por ordem de chegada ou por prioridade de atendimento.
Taxas Cobradas:
Isento
Penalidades:
- Em caso de não atendimento, a notificação é convertida em auto de infração;
- É formalizado um processo administrativo e enviado para a seção de multas para a emissão do recibo;
- Há casos em que o estabelecimento é autuado diretamente em virtude da gravidade da irregularidade;
- Verificada a perturbação do sossego público, o infrator é autuado e deve encerrar de imediato a fonte poluidora;
- Em casos de persistência de irregularidades (falta de licença ou perturbação do sossego público) o estabelecimento será autuado por reincidência e poderá ser penalizado com a lacração.
Pré-Requisitos:
Identificação do denunciante e justificativa da denúncia.
Endereço (Rua, número e Bairro) do denunciado.
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