O Que é?

Hospitais Municipais que ofertam consulta médica de urgência e emergência para adultos e crianças, incluindo exames de radiologia, eletrocardiograma, exames laboratoriais de urgência, cirurgias de urgência e procedimentos de emergência,internação, tratamento em UTI, bem como todos os demais recursos necessários à manutenção da vida e recuperação do paciente, conforme conduta médica adotada.

Ofertam também consultas ambulatoriais de especialidades, adulto e pediátrico, cirurgias eletivas, e serviço de apoio diagnóstico e terapêutico com acesso via encaminhamento e agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (sistema).

Quando é necessário?

Deve-se buscar prioritariamente um PA ou UPA quando em quadros agudos ou agudizados, que colocam o paciente em risco de vida, tais como: dor aguda no peito ou na parte superior do abdômen, acidentes de trânsito, baleados, vítimas de violência sexual, alterações repentinas na visão, fraquezas e desmaios repentinos, tosse constante e intensa, vômito constante com ou sem sangue, dores agudas em geral repentinas e/ou severas, confusão ou mudança repentina no estado mental, vítimas de violências/agressões, acidentes com animais peçonhentos, febre alta acima de 39ºC, fraturas e cortes com pouco sangramento, queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, etc.

Quando o caso requer atenção especializada ou de maior complexidade, o paciente é transferido da UPA ou PA para os hospitais municipais, ou estaduais, de acordo com o direcionamento da Central de Regulação de Urgência e Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde - CROSS.

Caso o paciente esteja em quadro agudo ou agudizado, e não haja possibilidade de se dirigir prioritariamente à UPA ou PA, pode procurar um dos Hospitais Municipais.

Formas de atendimento:

-Consultas de Urgência e Emergência: presencial, por referenciamento das UPA’s ou PA’s.

-Consultas e exames ambulatoriais ou cirurgias eletivas: presencial, por encaminhamento e agendamento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.

Locais:

Hospital Municipal de Urgências – HMU – Adultos

Av. Tiradentes, 3392 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP, CEP 07196-000

Telefone: (11) 2475-7422

Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso – HMPB – Adulto e Crianças

Endereço: R. São José do Paraíso, 100 - Jardim Imperial, Guarulhos - SP, CEP 07243-550

Telefone: (11) 2489-6610

Hospital Municipal da Criança e do Adolescente –HMCA –Crianças e Adolescentes até 17 anos, 11 meses e 29 dias.

R. José Maurício, 191 -Centro, Guarulhos -SP, CEP 07011-060

Telefone: (11) 2475-9688

Ambulatorial: Conforme agendamento.

Legislação:

Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência.

Política Nacional de Atenção Especializada e Hospitalar.

Documentos Necessários:

RG do paciente;