OUVIDORIA SUS

 

O que é?

A Ouvidoria do SUS Guarulhos é um canal oficial de comunicação direta entre o cidadão e os gestores de saúde, com escuta qualificada aos usuários e aos profissionais vinculados ao sistema de saúde, com o objetivo de fortalecer o controle social, promovendo a cidadania e a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados pelo SUS de Guarulhos.

 

Quando é necessário:

Diante de sua necessidade, o usuário do Sistema Único de Saúde poderá através da Ouvidoria do SUS Guarulhos, registrar e acompanhar suas manifestações relativas aos serviços públicos da Saúde prestados pela Prefeitura Municipal de Guarulhos, que podem ser denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão, cuja resposta será emitida pela área técnica ou setor competente.

 

Forma de Atendimento:

Os meios de acesso à Ouvidoria do SUS Guarulhos são:

Telefone 0800-7722986.

E-mail: ouvidoriasusguarulhos@gmail.com

Internet: https://www.guarulhos.sp.gov.br/ouvidoria-sus

Telefone 136 (Ministério da Saúde)

Presencialmente:

 - Rua Íris, 300 – Gopoúva

 - Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA): Rua José Maurício, 191 - Centro

 - Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB): Rua São José do Paraíso, 100 - Bairro Imperial

 - Hospital Municipal de Urgências (HMU): Av. Tiradentes, 3.392 - Bom Clima

Observação: Horário de atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

Observação: Recepção de manifestações através de urna.

- Ouvidoria do SUS Itinerante: Recepção de manifestações através de visitas semanais realizadas pela equipe da Ouvidoria do SUS, Unidades Básicas de Saúde do município.

Observação: Horário de atendimento das 09h00 às 15h00, em local e data a serem publicados em calendário através do site da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

 

Prazo de Execução

O atendimento é imediato.

Após o registro da manifestação, o prazo para encerramento, com a resposta do serviço responsável é de 30 dias.

 

Observação: No modo presencial, o atendimento será por ordem de chegada, respeitando as Leis de Atendimento Prioritário.

 

Legislação:

Lei Federal nº 13.460/2017.

Portaria Municipal nº 151/2017.

 

Documentos necessários:

Preferencialmente CPF ou Cartão Nacional do SUS.

O sigilo da identidade será preservado, se expressamente manifestado.

 

Informações Complementares:

Após receber as manifestações dos usuários através dos diferentes canais de entrada, a equipe da Ouvidoria realiza todo o processo de análise e tratamento das demandas com encaminhamento ao serviço responsável para que este responda diretamente ao cidadão. A Ouvidoria realiza o encerramento da manifestação após a resposta do serviço com posterior arquivamento pelo Ministério da Saúde.

Sempre que as informações apresentadas pelo usuário forem insuficientes para a análise da manifestação, a Ouvidoria deverá solicitar a complementação das informações, sob pena de arquivamento da manifestação, caso não sejam fornecidas.

Nos eventos da Ouvidoria do SUS Itinerante, que acontecem semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de oferecer maior acesso à população usuária do SUS no município, também são realizadas as Pesquisas de Satisfação que tem como objetivo viabilizar maior participação, inclusão e governança cidadã sobre as políticas públicas de saúde, através da aplicação de um questionário sobre assuntos pertinentes aos atendimentos prestados pelo equipamento de saúde.

 

Taxas Cobradas:

Isento

 

Pré-Requisitos:

Isento